LogoRio Branco News

Primeiro incidente com chaves Pix em 2026 é relatado pelo BC

Dados de 5.290 chaves do Agibank foram expostos sem comprometer movimentações financeiras

14/02/2026 às 10:02
Por: Redação

O Banco Central informou nesta sexta-feira, dia 13, que ocorreu uma exposição de dados de 5.290 chaves Pix de clientes do Banco Agibank SA. Este é o primeiro problema registrado com dados Pix em 2026 e o 21º desde o início do sistema de pagamentos instantâneos em novembro de 2020.

 

A autarquia explicou que a exposição de dados aconteceu entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de janeiro de 2025. Foram divulgadas informações como nome do usuário, CPF parcialmente oculto com asteriscos, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.

 

De acordo com o Banco Central, o incidente ocorreu devido a falhas específicas nos sistemas da instituição financeira, mas os dados sensíveis protegidos pelo sigilo bancário, tais como saldos, senhas e extratos, não foram violados. Desta forma, o vazamento ficou restrito a dados cadastrais que não comprometem transações financeiras.

 

O BC afirmou que a decisão de comunicar o caso, mesmo tendo um impacto potencial considerado baixo para os clientes, foi tomada em respeito ao compromisso com a transparência.

 

Aqueles que tiveram suas informações afetadas serão informados exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking. O Banco Central alertou que não devem ser considerados outros canais de comunicação como telefonemas, SMS, mensagens em aplicativos ou e-mails sobre o ocorrido.

 

A exposição dos dados não implica que todas as informações foram vazadas mas, sim, que ficaram acessíveis e podem ter sido vistas ou capturadas por terceiros. O caso está sob investigação e pode resultar em penalidades como multas, suspensões ou até a exclusão do sistema Pix, dependendo do grau da violação.

 

Em todos os 21 incidentes até agora envolvendo chaves Pix, a exposição foi restrita a dados cadastrais, sem comprometimento de senhas ou saldos bancários. Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, o Banco Central mantém uma página onde os cidadãos podem acessar registros de incidentes relacionados ao Pix ou outros dados pessoais geridos pela instituição.

 

A Agência Brasil está em contato com o Agibank e atualizará com uma declaração da instituição assim que houver retorno.

© Copyright 2025 - Rio Branco News - Todos os direitos reservados