Peças religiosas recuperadas após 20 anos são entregues à Arquidiocese do Rio

Ação conjunta da PF e Iphan restitui esculturas e bens arqueológicos à Igreja

10/01/2026 às 10:17
Por: Redação

Em uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cinco peças sacras e vários itens arqueológicos foram devolvidos à Arquidiocese do Rio de Janeiro. Estas peças foram recuperadas pela PF na Feira de Antiguidades da Gávea, localizada na zona sul do Rio, durante uma ação em dezembro de 2002.

 

A devolução aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no centro do Rio de Janeiro, na quarta-feira (7). As peças retornaram à Arquidiocese após a conclusão dos trâmites legais e a determinação do seu destino. Segundo orientação do Iphan, essas esculturas foram confiadas à Comissão de Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese.

 

O conjunto de obras sacras, datado dos séculos 18 e 19, inclui cinco esculturas religiosas de oratório representando São João Batista, São José, Virgem Maria, São Francisco de Assis e Santo Antônio. Junto a estas, há fragmentos arqueológicos de materiais como cerâmica e pedra. Uma análise técnica do Iphan revelou que, apesar de algumas fragmentações e desgastes na pintura original, as peças estão bem conservadas.

 

A devolução se baseou no princípio da "mão morta", que garante a permanência de bens da Igreja sob sua tutela. Espera-se que o acervo seja utilizado para fins culturais, devocionais, educacionais e expositivos pela Arquidiocese do Rio.

© Copyright 2025 - Rio Branco News - Todos os direitos reservados